EconomizeCondominio.com – evite desvios no seu condomínio.

Compartilhe

Pin It

Há alguns meses, o Condomínio do Futuro publicou matéria sobre CORRUPÇÃO nos condomínios, sendo que esta é a oportunidade de repetir parte dela, complementando o material, principalmente pelo fato de estarmos “reformatando” o modo de pensar e agir em abrangência nacional.

Assim, antes de considerarmos e apontarmos uma das melhores alternativas atuais para evitar fraudes no seu condomínio, iremos discorrer sobre as lamentáveis formas de “desvios” irregulares. Senão vejamos. 

DA CORRUPÇÃO PROPRIAMENTE DITA

A corrupção em condomínios ainda é comum, principalmente em prédios nas grandes capitais, destacadamente São Paulo, sendo que várias são as formas através das quais podem ocorrer as facilitações para a prática desse “câncer” chamado corrupção, a qual sempre leva o prejuízo ao morador.

Os condôminos também são os grandes responsáveis por isso acontecer. Não participam de assembleias, não fiscalizam suas administradoras, não formam comissões de auditoria, não colaboram para monitorar cotações, não se empenham para apresentarem outras alternativas de fornecedores, não acompanham os procedimentos e processos de aquisições, manutenções etc.

É por isso que vamos falar, mais para o final, sobre o EconomizeCondominio.com, ou seja, uma alternativa transparente, segura, com pesquisa das empresas anunciantes etc. E foi por essa razão que fizemos questão de entrevistar pessoalmente um de seus sócios, o Sr. Ricardo Karpat, para que obtivéssemos mais alguns detalhes sobre esse novel sistema de aquisições.

Um site de confiança, formado por pessoas idôneas para um mercado que precisa transparência.

Um site de confiança, formado por pessoas idôneas para um mercado que precisa transparência.

 

Não nos esqueçamos que um dos primeiros sintomas de fraude ou de administração suspeita é o aumento desproporcional das cotas condominiais ou o fato da “mensalidade” (taxa do condomínio) ser sistematicamente maior do que em condomínios semelhantes. Rateios constantes são outro péssimo indício. As irregularidades podem envolver a administradora, o síndico e funcionários, atuando isoladamente ou em conjunto. Geralmente e costumeiramente, em primeiro lugar vem o síndico e este conta com a administradora. O fato mais comum, onde podem entrar funcionários (geralmente os que procedem na área de cotações) é o superfaturamento de aquisições e de serviços, podendo haver também notas e recibos falsos (referente serviços não prestados) e saque ilegal ou irregular no fundo de reserva.

Assim, o envolvimento vai desde a administradora, zelador, alguns funcionários até, obviamente, o síndico, inclusive boa parte deles com certa cumplicidade. Há casos que não apenas comprometem as finanças com “cotações”, aquisições e similares, mas aqueles que são ainda piores, ou seja, os que comprometem isso e muito mais… Muitas administrações (administradoras, geralmente em conluio com o síndico, pois este tem o dever de fiscalizar a primeira), deixam de recolher até valores inerentes ao INSS e outros. Neste caso, por exemplo, os comprovantes podem ser falsificados e os condôminos sequer procedem ao levantamento junto aos bancos oficiais para saberem se a situação do condomínio é regular de fato e de direito, dentre tantas outras situações que levam uma coletividade ao risco extremo.

Qualidade e confiança na aquisição e nos produtos.

Qualidade e confiança na aquisição e nos produtos.

INSS é uma das modalidades de fraude. Cotações e aquisições, outra. Manutenções e contratos correlatos, outra. O superfaturamento, via de regra, é praxe entre o contratante e contratado, sendo altamente recomendável, para não dizer indispensável, que existam comissões para fiscalizarem todas essas “operações” realizadas, mas mesmo assim a ALTERNÂNCIA no “poder” deve acontecer para que não haja “vício” e costume na permanência dessas comissões. Tudo que se “perpetua” tem a probabilidade de se “estragar”, ou seja, de se corromper e é justamente por isso que a alternância no “poder”, no controle, na administração e na fiscalização é de rigor.

Demais dicas podem ser conferidos em http://condominiodofuturo.com/2013/02/01/corrupcao-nos-condominios-saiba-como-evitar/.

Vamos focar, nesta matéria, os ORÇAMENTOS e AQUISIÇÕES, que não devem ser feitos somente nos mesmos fornecedores e, justamente nisso é que entra a inovação no mercado condominial apresentada pelo EconomizeCondominio.com (http://www.economizecondominio.com/).

O site, que segue rigorosos padrões na escolha e estudo acerca da idoneidade das pessoas (físicas e jurídicas) que oferecem seus produtos e serviços, funciona na forma de um “e-commerce”, tendo como sócios renomadas pessoas com larga e respeitosa experiência no mundo condominial, com solidez financeira, o que confere ao site maior confiabilidade ainda.

Desta forma, há, de maneira ‘automática’, alternância nos fornecedores, pois que estes deverão estar sempre “concorrendo” para prestarem o melhor serviço e por um valor justo, a fim de que se tenha qualidade e confiabilidade. Resta claro que nem sempre o mais barato é o melhor, mas o EconomizeCondominio.com, sabendo disso, não oferece apenas o “menor preço”, mas sim o melhor conjunto entre MELHOR PRODUTO E/OU SERVIÇO aliado ao PREÇO JUSTO e altamente competitivo, isso considerando-se os mais confiáveis fornecedores e prestadores de serviços. Há ofertas, por exemplo, que chegam a ter concessão de até 90% (noventa por cento) de desconto. Contudo, essas ofertas ocasionais requerem atenção e acompanhamento, pois são em número determinado e por tempo limitado.

Com mais essa alternativa, passa a administração condominial a ter absoluta transparência em suas cotações, podendo imprimir, transformar em *.pdf ou mesmo podendo contar com a pesquisa por parte de todos os condôminos acerca dos produtos e serviços adquiridos, não ficando todas as cotações atreladas à administradora, ao “zelador” ou a quem quer que seja. Isso dificultará a ocorrência de irregularidades.

Prestação de serviços e/ou produtos.

Prestação de serviços e/ou produtos.

UM DOS RESULTADOS: MAIOR TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO CONDOMINIAL

Através dos motivos acima sucintamente expostos, a gestão condominial passa a ser vista com menor preocupação por parte dos condôminos. Todos os registros de operações na esfera de cotações e aquisições de produtos e serviços serão transparentes, evitando a tão repudiada apropriação indébita, superfaturamentos, favorecimento a fornecedores, recebimentos de comissão ou conluio.

Muitos condomínios já vêm se utilizando dessa nova forma para a aquisição de serviços e produtos, sendo que o Condomínio do Futuro divulga, a bem da coletividade, mais essa alternativa para que haja a tão desejada lisura nas negociações correlatas.

Participe ativamente da gestão do seu condomínio. Indique a matéria para seu síndico, mostre ao seu condomínio, pesquise o site www.economizecondominio.com, verifique a idoneidade com a qual é feita a seleção de anunciantes, entre em contato com o pessoal para maiores esclarecimentos e, se desejar, veja a página no Facebook também em: http://www.facebook.com/EconomizeCondominio.

Economize_04

Assista aos vídeos apontados nesta matéria. Vale o investimento de tempo:

1) http://www.youtube.com/watch?v=353D0Ks2AZM

2) http://www.facebook.com/photo.php?v=10201385057893912&set=vb.314307758695234&type=3&theater

3) http://www.facebook.com/photo.php?v=10201370635133352&set=vb.314307758695234&type=3&theater

Comentários serão respondidos, mas dúvidas (perguntas de qualquer natureza) somente mediante CONSULTORIA (v. razões em Ética e Créditos). Portanto, havendo dúvida ou mesmo se tiver algum problema relacionado a qualquer assunto inerente ao conteúdo do Blog para ser solucionado, o Condomínio do Futuro coloca à disposição sua CONSULTORIA (v. em “Consultor Fittipaldi” ou clique sobre a palavra CONSULTORIA retro destacada).

Se gostou da matéria, compartilhe no Facebook, Twitter, Google, Linkedin etc. e deixe seu comentário, pois sempre estamos abertos para a troca de informações.

Atenciosamente,

Fittipaldi – www.condominiodofuturo.com e noticias.band.uol.com.br/blogs

Facebook: http://www.facebook.com/CONDOMINIODOFUTURO

Twitter: @ClodsonFitti

Advogado inscrito na OAB/SP sob n.º 114.151, membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SP 1996/1997, Síndico “Profissional” certificado em agosto/2012, abril/2013 (Avançado) e setembro/2013 (incluindo "marketing" pessoal). Atuou desde 1991 como profissional autônomo, tanto no contencioso como prestando consultoria e assessorando pessoas físicas e jurídicas, incluídos condomínios, administradoras e síndicos. Conselheiro Consultivo (2008/2009), Consultor Jurídico (2009/2010), síndico eleito (2011/2012) e Conselheiro Consultivo (2013/2014) no Condomínio Mundo Apto Barra Funda (SP), composto por 3 torres e 324 unidades, com mais de 1.100 moradores e 20 funcionários. Consultoria, implantação de sistemas (Conectcon e Spontania) com validação jurídica e oficial e/ou similares. Palestrante pelo Blog www.CondominioDoFuturo.com e Instituto Pró-Síndico, bem como Instrutor de Cursos na esfera condominial neste último (Pró-Síndico). Promove destacadamente a PALESTRA “SEGURANÇA DIGITAL E PESSOAL” tanto para escolas como para condomínios. Caso seja assunto absolutamente sigiloso e urgente, os e-mails fittipaldi-c@uol.com.br e sindico.cf@condominiodofuturo.com estão à disposição (v. CONSULTORIA em “Consultor Fittipaldi”), bem como o celular (11) 99880-6666 pode ser acionado, mas somente para hipóteses sigilosas (contratação remunerada). Linkedin: http://www.linkedin.com/in/fittipaldicf e Twitter: @ClodsonFitti.

Compartilhe

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *