O que pode causar valorização no preço dos imóveis

Compartilhe

Pin It

Café Imobiliário, Por Vagner Lopes – Chegar à frente é sempre um fator determinante sobre a maioria das negociações. E hoje em meio a tantas informações que bombardeiam o mercado financeiro todos os dias, a alta no preço dos imóveis é uma que sempre chega aos nossos ouvidos, e passamos a aceitá-la e a entender que se trata de um fato natural no mercado imobiliário. Mas podemos fazer uma análise mais aprofundada e tentar descobrir por quais razões os preços dos imóveis tornam-se a cada dia mais elevados. Por que essa alta ocorre quase que independente de outros fatores que regem a economia? Para compreender um pouco mais esse fenômeno devemos nos ater aos fatores que levam cada vez mais investidores a preferir a compra de imóveis.

Vamos visualizar a causa e efeito de alguns aspectos que ajudam a entender essa variação na maioria das vezes positiva nos valores dos imóveis. O fator mais determinante é e sempre será a Lei da oferta e da procura. Existe uma máxima na economia que prevê que quando houver uma procura por um determinado bem maior do que a quantidade ofertada, consequentemente esse bem será mais valorizado no mercado. No caso dos imóveis, podemos afirmar que numa região onde existam poucos imóveis disponíveis para compra e venda os que existirem será mais valorizado, ocasionando a alta em seus valores. Em tempos de incertezas na economia, todos estão em busca da mesma coisa; A segurança do investimento.

E sem sombra de duvidas a decisão em se efetuar a aquisição de imóveis é reconhecida pelos especialistas do setor financeiro como sendo uma das mais seguras formas de aplicação. Não importa por mais distante que seja a localidade onde está situado o imóvel, e por mais precárias que sejam suas condições de acesso e conforto, o certo é que se espera que o desenvolvimento chegue ali em algum momento, ou seja, é apenas questão de tempo. Considerando que se trata de um investimento de longo prazo, a valorização, portanto, na mente do investidor, é quase certa, e também é questão de tempo. A reforma de um imóvel certamente proporciona uma valorização de seu preço. O fato interessante é que mesmo os imóveis que não passam por uma reforma podem também ser valorizados, claro que em uma proporção menor, quando têm ao redor imóveis que foram reformados, pois o investidor passa a enxergar o potencial do bem, caso passe por uma reforma.

Vagner Lopes dos Santos, Consultor Imobiliário, Perito Avaliador, CRECI 0826, CNAI 04393,
e-mail: vagnerls@gmail.com,Tel: whatts: (69) 9972-1009, Site; www.vagnerlopes.com.br.

Matéria retirado site Folha Nobre: http://goo.gl/7Ekrc9

*Rodrigo Karpat é advogado especialista em Direito Imobiliário, consultor em condomínios e sócio do Karpat Sociedade de Advogados. Advogado militante na área cível há mais de 10 anos, referência em direito imobiliário e questões condominiais. É frequentemente solicitado entre os meios jornalísticos e ministra palestras por todo o Brasil.

Compartilhe

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *