Conta de energia elétrica sobe 70% nos condomínios de SP

Compartilhe

Pin It

Prédios no bairro Vila Nova Conceição, em São Paulo: média da conta paga pelos condomínios em julho foi de 2.613 reais

 

ão Paulo – O valor da conta de energia elétrica nos condomínios residenciais da cidade de São Paulo aumentou, em média, 70% em julho com relação ao mesmo mês do ano passado. É o que aponta levantamento feito pela administradora de condomínios Lello com base em informações coletadas em 1.600 prédios.

Em julho do ano passado, o valor médio da fatura de energia elétrica paga pelos condomínios era de 1.413 reais. Em um ano, o valor saltou para 2.613 reais e teve impacto no preço da cota condominial paga pelos moradores.

O aumento foi impulsionado pelo reajuste de até 83% dos valores das bandeiras tarifárias, anunciado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no final de fevereiro.

A bandeira tarifária é um custo extra que o consumidor precisa pagar quando as usinas termelétricas passam a auxiliar na produção de energia do país. A energia produzida por essas usinas é mais cara do que a gerada pelas hidrelétricas. Como as térmicas estão sendo mais utilizadas para auxiliar na geração de energia das hidrelétricas, impactadas pela seca que atinge algumas regiões do país, a bandeira tarifária muda para vermelha e fica mais cara.

O estudo da Lello também aponta que, em julho, 95% dos prédios registraram aumento nas contas de luz. Em abril, esse porcentual era de 85%.

Diferentemente do consumo de água, que é dividido entre os moradores, apenas as despesas com energia elétrica das áreas comuns dos prédios são rateadas.

Para reduzir os custos com energia nessas áreas, é possível instalar sensores, programar elevadores e utilizar lâmpadas mais econômicas, diz Angelica Arbex, gerente de relacionamento com o cliente da Lello.

 

Matéria retirada da revista Exame: http://goo.gl/utz9ZM

*Rodrigo Karpat é advogado especialista em Direito Imobiliário, consultor em condomínios e sócio do Karpat Sociedade de Advogados. Advogado militante na área cível há mais de 10 anos, referência em direito imobiliário e questões condominiais. É frequentemente solicitado entre os meios jornalísticos e ministra palestras por todo o Brasil.

Compartilhe

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *