Energia solar: quais as possibilidades para condomínios?

Compartilhe

Pin It

Conheça as aplicações existentes e entenda as vantagens econômicas

Hoje vamos falar de energia solar e sua aplicação em condomínios. Você sabe quais são os benefícios e as vantagens de adquirir um sistema aquecimento de água a partir da energia solar? Já ouviu falar em sistema fotovoltaico de energia? Chegou a hora de esclarecer todas essas dúvidas!

Porque escolher a energia solar?

A energia solar pode ser considerada uma fonte renovável e inesgotável de energia, uma vez que é gerada a partir de uma fonte natural, o sol.  No Brasil, que está situado em zona tropical e dispõe de alta incidência de radiação solar, este potencial deve ser ainda mais aproveitado para garantir uma redução no consumo: estudos mostram que é possível reduzir as contas de luz/gás em até 50% com a utilização de energia solar.

Sistema de Aquecimento Solar x Sistema Fotovoltaico

A energia solar pode ser dividida em solar térmica e fotovoltaica. O sistema solar térmico usa a energia solar para aquecer água e é formado basicamente pelo coletor solar e o reservatório térmico. A água fria é aquecida pelo sol no coletor solar e retorna ao reservatório térmico, de onde sai a tubulação para abastecer os pontos de consumo. Caso não haja sol, o sistema térmico prevê um aquecedor auxiliar para que sempre tenha água quente disponível. Também existem sistemas solares térmicos que transformam a energia do sol em ar frio e assim podem acionar um sistema de ar condicionado.

Sistema de aquecimento solar de água.
Sistema de aquecimento solar de água.

Clique e veja como síndica reduziu o consumo mensal de energia aquecendo a água através da energia solar.

Já o sistema fotovoltaico usa a energia solar para gerar energia elétrica. O sistema é formado basicamente por painéis fotovoltaicos, que geram a eletricidade quando são iluminados pelo sol. Caso que não haja sol, você recebe a eletricidade da rede pública local.

Sistema fotovoltaico de energia.
Sistema fotovoltaico de energia.

Conversamos com o especialista alemão Till Wyszynski, que está trazendo a tecnologia da sua empresa alemã ao Brasil, para esclarecer as principais dúvidas em relação aos dois sistemas de energia solar.

CONDOMÍNIOS VERDES: O uso dos sistemas de aquecimento solar ou fotovoltaico geram algum impacto no meio ambiente?

TILL WYSZYNSKI: Além da economia para o consumidor, um sistema solar térmico ou fotovoltaico tem grande impacto no meio ambiente. A energia do sol gerada em um ano é 10 mil vezes mais alta do que o consumo do mundo inteiro. Sistemas solar térmicos e fotovoltaicos não emitem gases poluentes, fazendo com que esta tecnologia ajude a reduzir significativamente a poluição do meio ambiente causada pelas fontes de energia convencionais, como usinas de gás ou carvão.

CV: Existe alguma desvantagem (para o cliente) em relação ao uso da energia solar?

TW: Com o sistema e a instalação certos, o cliente não tem desvantagem. Há sempre um sistema backup caso não haja sol. Assim, o consumidor sempre tem água quente.

CV: Qual o valor médio do custo de instalação e manutenção dos sistemas de aquecimento solar e fotovoltaico para geração de energia elétrica?

TW: Os custos de um sistema solar térmico ou fotovoltaico dependem muito das necessidades dos consumidores, do dimensionamento, da instalação, do sistema usado no momento (gás ou elétrico) e dos detalhes do contrato. Na minha empresa, procuro sempre oferecer pacotes que gerem economia para o cliente logo no início.

No caso do sistema solar térmico, se pode calcular mais ou menos uma redução dos custos para aquecer a água de 15%. No caso de um sistema fotovoltaico, a energia elétrica gerada é mais ou menos 5% mais barata do que a oferecida pelo distribuidor da rede pública. Com o aumento da tarifa elétrica previsto para o início de 2015 e com os custos dos componentes caindo, um sistema fotovoltaico será ainda mais viável no futuro.

 

Fonte: Condomínios Verdes

*Rodrigo Karpat é advogado especialista em Direito Imobiliário, consultor em condomínios e sócio do Karpat Sociedade de Advogados. Advogado militante na área cível há mais de 10 anos, referência em direito imobiliário e questões condominiais. É frequentemente solicitado entre os meios jornalísticos e ministra palestras por todo o Brasil.

Compartilhe

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *