Prestação de contas do síndico

Compartilhe

Pin It

Pergunta: Sou subsíndica e os condôminos estão pedindo para rever as contas do condomínio a síndica disse que não vai mostrar nada porque o advogado dela disse que se ela não quiser não precisei acho errado pois estamos lidando com o dinheiro dos outros, como devo agir? Ela me disse que se eu quiser ela me mostra na casa dela, mas eu não entendo nada de administração. (Giselda Serpa – Santos/SP)

Resposta: Prezada Giselda, a sindica tem a obrigação de anualmente aprovar as contas em Assembleia Geral. Se isso não ocorrer a prestação de contas poderá ser solicitada em juízo. Acredito que não seja o caso, a Sra. deseja tomar conhecimento das contas do condomínio do dia a dia, e como sub sindica tem esse direito.  Entretanto a guarda dos documentos é de responsabilidade da síndica, por isso sugiro que se faça acompanhar de um conselheiro ou condômino que conheça contas e faça a verificação no local indicado por ela.

Fonte: Universo Condomínio

*Rodrigo Karpat é advogado especialista em Direito Imobiliário, consultor em condomínios e sócio do Karpat Sociedade de Advogados. Advogado militante na área cível há mais de 10 anos, referência em direito imobiliário e questões condominiais. É frequentemente solicitado entre os meios jornalísticos e ministra palestras por todo o Brasil.

Compartilhe

Pin It

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *